Social Icons

Pages

sábado, agosto 01, 2020

⁠Desconexão ‌Quando nascemos tudo é normal e comum... Jaercio Santana

⁠Desconexão ‌Quando nascemos tudo é normal e comum. Costumes, cultura e tradição vão preenchendo nossa forma de ser, de viver e de ver o mundo. A religião ou a falta dela também é passada de pessoas, que já ocupavam o espaço social, para nós, os novos habitantes do espaço. Com o passar do tempo todos os nossos pensamentos são reproduzidos, frutos de fatos sociais existentes na sociedade e que de forma automática começamos a reproduzi-lós. Emoções, fala, educação, comportamentos, espiritualidade, diversão. Tudo isso é massa, é passado, não é o livre arbítrio que tanto é falado, vivemos em uma sociedade conectada e conexão é forma, jeito e controle. Existe a forma de aprender, o jeito de ensinar e o poder de controlar. "Eu quero que você aprenda que esforço é menos importante que talento." "Eu quero que o povo de determinada região sejam considerados inferiores, pois assim controlaremos o espaço de trabalho que essa população deve ocupar." Tudo isso é bastante estranho, pois você, e eu, estamos automatizados por uma sociedade que força modelos de pensamentos. Conta uma história que uma jovem mãe adorava cozinhar bolo de macaxeira, mas diferente de cozinhar em uma assadeira convencional ela usava uma de torta. Certo dia a filha que adorava o bolo da mãe questionou porque a mãe fazia em uma fôrma diferente, a mãe respondeu: " Ah não sei minha filha, foi a sua avó que me ensinou assim, você deve perguntar a ela." Ela sendo uma jovem inteligente e curiosa foi questionar a avó e mais uma vez: "vó por que a senhora ensinou minha mãe fazer bolo em uma fôrma de torta?" Ela responde: "Ah minha neta, foi a sua bisavó que me ensinou assim, aproveite que ela tá acordada e pergunte a ela. A jovem garota correu até o quarto e repetiu a pergunta e a bisavó respondeu com a voz cansada e trêmula: "ah minha neta, no meu tempo eu vivia em uma situação muito difícil, na época que eu ensinei a sua avó ela estava prestes a se casar e uma tradição era a noiva saber cozinhar, no dia que eu fui ensinar a ela fazer bolo eu não tinha a forma certa, daí utilizei a de torta, o tempo passou, nem sua mãe, nem sua avó questionaram e eu resolvi deixar por isso mesmo, mas agora você já pode fazer bolo na fôrma certa." Esta pequena história mostra como nossos hábitos são uma reprodução de uma geração passada e quando não há questionamento estamos falidos a ser e a viver de uma forma que talvez não seja a melhor. Mas o que quero realmente dizer com essa mensagem é que podemos mudar nossos hábitos, nossa realidade, mudando nossa forma de pensar, conhecendo novos livros, aprendendo uma nova língua, forçando uma desconexão do mundo material e se concentrando em uma nova conexão, a conexão com a única parte do universo que podemos transformar, nós mesmo. Steven Jobs tem uma frase que diz: "Tudo a nossa volta volta foi criado por pessoas talvez tão inteligentes quanto nós." Todos os seres humanos são humanos, o que nos diferencia é o espaço que estamos inserido este mesmo passa crenças muitas vezes limitantes e devemos seriamente repensar, meditar sobre pensamentos ruins, degradantes, mesquinhos e limitantes. Hoje eu te entrego um dom, o dom da iniciativa, para que com ela você consiga ser o próximo transformador da realidade, não só sua, mas do maior número de pessoas possíveis.

via @notiun

Post Relacionados



Nenhum comentário:

 
Blogger Templates