Pages

terça-feira, novembro 25, 2014

"Mas eu sinto, sabe? Sinto muito as coisas. Tudo, todos. Mesmo que eu tente esconder, mesmo que eu..." November 25, 2014 at 09:57PM

“Mas eu sinto, sabe? Sinto muito as coisas. Tudo, todos. Mesmo que eu tente esconder, mesmo que eu tente não me mostrar. Mesmo que eu disfarce. Eu sinto tudo demais.”



- Clarissa Corrêa.


"Eu encontrei quando não quis mais procurar o meu amor, e quanto levou foi pr’eu merecer, antes um..." November 25, 2014 at 09:55PM

“Eu encontrei quando não quis mais procurar o meu amor, e quanto levou foi pr’eu merecer, antes um mês e eu já não sei. E até quem me vê lendo o jornal na fila do pão, sabe que eu te encontrei, e ninguém dirá que é tarde demais, que é tão diferente assim, do nosso amor a gente é que sabe, pequena. Ah, vai, me diz o que é o sufoco que eu te mostro alguém a fim de te acompanhar, e se o caso for de ir à praia, eu levo essa casa numa sacola. Eu encontrei e quis duvidar, tanto clichê, deve não ser, você me falou pr’eu não me preocupar, ter fé e ver coragem no amor. E só de te ver, eu penso em trocar a minha TV, num jeito de te levar, a qualquer lugar que você queira e ir aonde o vento for, que pra nós dois sair de casa já é se aventurar. Ah, vai, me diz o que é o sossego que eu te mostro alguém a fim de te acompanhar, e se o tempo for te levar eu sigo essa hora e pego carona pra te acompanhar.”



- Los Hermanos.


"Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para prover nosso..." November 25, 2014 at 09:15PM

“Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para prover nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo fazendo sua língua. Como o Latim Vulgar, será esse Português vulgar que vingará plenamente um dia. Sem que isso signifique a “vulgarização” do idioma, mas apenas sua maior aproximação com a gente simples das ruas e dos escritórios, seus sentimentos, suas emoções, seu jeito, sua índole.

“Pra caralho”, por exemplo. Qual expressão traduz melhor a ideia de muita quantidade do que “Pra caralho”? “Pra caralho” tende ao infinito, é quase uma expressão matemática. A Via-Láctea tem estrelas pra caralho, o Sol é quente pra caralho, o universo é antigo pra caralho, eu gosto de cerveja pra caralho, entende?

No gênero do “Pra caralho”, mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o famoso “Nem fodendo!”. O “Não, não e não!” e tampouco o nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade “Não, absolutamente não” o substituem. “Nem fodendo” é irretorquível, e liquida o assunto. Te libera, com a consciência tranquila, para outras atividades de maior interesse em sua vida. Aquele filho pentelho de 17 anos te atormenta pedindo o carro pra ir surfar no litoral? Não perca tempo nem paciência. Solte logo um definitivo “Marquinhos, presta atenção, filho querido, NEM FODENDO!”. O impertinente se manca na hora e vai pro Shopping se encontrar com a turma numa boa e você fecha os olhos e volta a curtir o CD do Lupicínio.

Por sua vez, o “porra nenhuma!” atendeu tão plenamente as situações onde nosso ego exigia não só a definição de uma negação, mas também o justo escárnio contra descarados blefes, que hoje é totalmente impossível imaginar que possamos viver sem ele em nosso cotidiano profissional. Como comentar a gravata daquele chefe idiota senão com um “é PhD porra nenhuma!”, ou “ele redigiu aquele relatório sozinho porra nenhuma!”. O “porra nenhuma”, como vocês podem ver, nos provê sensações de incrível bem estar interior. É como se estivéssemos fazendo a tardia e justa denúncia pública de um canalha. São dessa mesma gênese os clássicos “aspone”, “chepne”, “repone” e, mais recentemente, o “prepone” - presidente de porra nenhuma.

Há outros palavrões igualmente clássicos. Pense na sonoridade de um “Puta-que-pariu!”, ou seu correlato “Puta-que-o- pariu!”, falados assim, cadenciadamente, sílaba por sílaba… Diante de uma notícia irritante qualquer um “puta-que-o- pariu!” dito assim te coloca outra vez em seu eixo. Seus neurônios têm o devido tempo e clima para se reorganizar e sacar a atitude que lhe permitirá dar um merecido troco ou o safar de maiores dores de cabeça.

E o que dizer de nosso famoso “vai tomar no cú!”? E sua maravilhosa e reforçadora derivação “vai tomar no olho do seu cú!”. Você já imaginou o bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e solta: “Chega! Vai tomar no olho do seu cú!”. Pronto, você retomou as rédeas de sua vida, sua auto-estima. Desabotoa a camisa e saia à rua, vento batendo na face, olhar firme, cabeça erguida, um delicioso sorriso de vitória e renovado amor-íntimo nos lábios.

E seria tremendamente injusto não registrar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: “Fodeu!”. E sua derivação mais avassaladora ainda: “Fodeu de vez!”. Você conhece definição mais exata, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação? Expressão, inclusive, que uma vez proferida insere seu autor em todo um providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando você está dirigindo bêbado, sem documentos do carro e sem carteira de habilitação e ouve uma sirene de polícia atrás de você mandando você parar: O que você fala? “Fodeu de vez!”. Sem contar que o nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de “foda-se!” que ela fala. Existe algo mais libertário do que o conceito do “foda-se!”? O “foda- se!” aumenta minha auto-estima, me torna uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Me liberta. “Não quer sair comigo? Então foda-se!”. “Vai querer decidir essa merda sozinho(a) mesmo? Então foda-se!”. O direito ao “foda-se!” deveria estar assegurado na Constituição Federal. Liberdade, igualdade, fraternidade e foda-se!.

Grosseiro, mas profundo… Pois se a língua é viva, inculta, bela e mal-criada, nem o Prof. Pasquale explicaria melhor. “Nem fodendo…”



- Luiz Fernando Veríssimo.


tu é o dono de um dos melhores tumblrs, pra mim u.u November 25, 2014 at 08:09PM

awnnnnnn cara, me abraça aisnyysysys isso sim é uma honra, muito obrigado





"Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu..." November 25, 2014 at 07:56PM

“Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado.”



- O Caçador de Pipas.


"Dizem que a pior mentira, é aquela que contamos a nós mesmo mas não acredito nisso. Acho que na..." November 25, 2014 at 07:53PM

“Dizem que a pior mentira, é aquela que contamos a nós mesmo mas não acredito nisso. Acho que na vida, só se pode ser feliz assim, acreditando em pequenas mentiras, inventando algumas supostas realidades. É algo menos pesado que a verdade pura e inconteste”



- Caos no paraíso


Boa noite, pequena estrela ♥ November 25, 2014 at 07:49PM

boa noite minha pequena flor ainsysgsos como vai?


venham conversar, pedir conselhos, mandem urls, perguntas, qualquer coisa





O vento que bagunça meu cabelo traz teu cheiro até mim e sussurra em meu ouvido que o universo torce... November 25, 2014 at 06:56PM


O vento que bagunça meu cabelo

traz teu cheiro até mim

e sussurra em meu ouvido

que o universo torce por nós.






PROJETO MAIS RECONHECIMENTO: November 25, 2014 at 06:54PM

PROJETO MAIS RECONHECIMENTO::

Escolheremos uma palavra toda semana e vocês deverão nos enviar uma autoria sua que aborde-a. Caso não tenha um texto sobre o mesmo, vocês poderão nos enviar outra autoria, mas que não fuja muito do tema para não ser desigual com os demais que mandaram. Ao final da semana escolheremos o melhor…






"Quem te vê passar assim por mim, não sabe o que é sofrer. Ter que ver você assim sempre tão linda...." November 25, 2014 at 06:53PM

“Quem te vê passar assim por mim, não sabe o que é sofrer. Ter que ver você assim sempre tão linda. Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar. Na certeza de um amor me achar um nada, pois sem ter teu carinho, eu me sinto sozinho, eu me afogo em solidão. Oh Anna Julia. Nunca acreditei na ilusão de ter você pra mim. Me atormenta a previsão do nosso destino. Eu passando o dia a te esperar, você sem me notar. Quando tudo tiver fim, você vai estar com um cara, um alguém sem carinho. Será sempre um espinho dentro do meu coração. Oh Anna Julia. Sei que você já não quer o meu amor, sei que você já não gosta de mim. Eu sei que eu não sou quem você sempre sonhou, mas vou reconquistar o seu amor todo pra mim. Oh Anna Julia.”



- Los Hermanos.


"Somos partes ou inteiros de uma vontade de escapulir." November 25, 2014 at 06:53PM


Somos partes ou inteiros de uma vontade de escapulir.






- Elisa Bartlett.


"Mesmo você errando até hoje o dia exato do meu aniversário, tudo poderia ser diferente. E poderia..." November 25, 2014 at 06:47PM

“Mesmo você errando até hoje o dia exato do meu aniversário, tudo poderia ser diferente. E poderia ser pior, que fique claro. Mesmo que você não me entenda e muito menos entenda a si mesma. Eu nunca espero pelos finais felizes. Penso a mesma coisa desde sempre: eu e o amor só nos encontramos nas palavras bonitas. No mundo real, aquele do sufoco e da beleza escondida do dia a dia, estamos muito distantes, como se ele corresse para o norte e eu para o sul. O nosso mapa deve ser diferente, e vou preferir pensar assim para não ser tão pessimista e colocar a culpa apenas em mim. Agora, não saia “disso” sem saber que com ou sem cachos, eu amo os seus cabelos. Com ou sem risada, eu amo a sua boca. Decorei metade dos seus medos para sempre que pudesse te proteger. Esqueci que não sou um anjo da guarda, mas pedi muito para ser. Vou deixar na minha memória mais bonita e sempre quente a última vez que você me olhou sorrindo e falando que ama os meus olhos. Vou guardar como se fosse todo dia. Porque assim, quem sabe, eu esqueço que o nosso filme saiu de cartaz… Eu deixo de lado uma centena de outras memórias que agora eu queria esquecer, como aquele dia em que você chorou e não conseguiu voltar. Porque tem vezes que o caminho de ida é assim mesmo, sem volta ne-nhu-ma. Eu não quero te julgar. Não quero te esquecer. O que eu quero não posso falar em voz alta… Mas você sabe, você sempre soube. Eu quero… Eu só não sei mais como pedir.”



- Camila Costa.


"E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança...." November 25, 2014 at 06:42PM

“E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode curar dores emocionais, Descobre que se leva anos para construir uma confiança, e apenas segundos para destruí-la.Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”



- William Shakespeare.


"Quando perdemos algo muito valioso em nossas vidas, descobrimos o quanto éramos felizes, o quanto..." November 25, 2014 at 06:41PM

“Quando perdemos algo muito valioso em nossas vidas, descobrimos o quanto éramos felizes, o quanto fazia bem a presença, que mesmo com os golpes que a vida nos dá, nos enchia de vida e esperança. Lastimar essa falta, só nos deixa cada vez mais escravizados nas lembranças que não voltam, mas ferem a cada pensamento nossos corações. O mal não se aplica somente a nós, mas também a aqueles que nós perdemos e que não estão presentes na vida carnal. Libertar essa angustia faz parte de continuar a viver, pois quem já partiu, já está perto do grande pai e com certeza espera o grande dia de encontrar-se de novo conosco.”



- Chico Xavier.


"E te cuida, por favor, te cuida bem. Não é porque estás longe que não te quero bem." November 25, 2014 at 06:40PM

“E te cuida, por favor, te cuida bem. Não é porque estás longe que não te quero bem.”



- Caio Fernando Abreu.


"Eu também tive meu coração machucado. Me dei mal, meu bem, ninguém escapa. Mas o bom disso tudo é..." November 25, 2014 at 06:39PM

“Eu também tive meu coração machucado. Me dei mal, meu bem, ninguém escapa. Mas o bom disso tudo é que agora consigo abrir meu coração sem rodeios. Sim, amei sem limites. Dei meu coração de bandeja. Sonhei com casinhas, jardins e filhos lindos correndo atrás de mim. Mas tudo está bem agora, eu digo: agora. Houve uma mudança de planos e eu me sinto incrivelmente leve e feliz. Descobri tantas coisas. Existe tanta coisa mais importante nessa vida que sofrer por amor. Que viver um amor. Tantos amigos. Tantos lugares. Tantas frases e livros e sentidos. Tantas pessoas novas. Indo. Vindo. Tenho só um mundo pela frente. E olhe pra ele. Olhe o mundo! É tão pequeno diante de tudo o que sinto. Sofrer dói. Dói e não é pouco. Mas faz um bem danado depois que passa. Descobri, ou melhor, aceitei: eu nunca vou esquecer o amor da minha vida. Nunca. Mas agora, com sua licença. Não dá mais para ocupar o mesmo espaço. Meu tempo não se mede em relógios. E a vida lá fora, me chama.”



- Caio Fernando Abreu.


"Volta e deita juntinho, peça um café ou cafuné, cantarola uma do Nando ou Caetano, me olhe com..." November 25, 2014 at 06:35PM

“Volta e deita juntinho, peça um café ou cafuné, cantarola uma do Nando ou Caetano, me olhe com ternura e diga que gosta de ficar.”



- Acaricia.


"Aquele abraço era o lado bom da vida, mas para valorizá-lo eu precisava viver. E que irônico: pra..." November 25, 2014 at 06:34PM

“Aquele abraço era o lado bom da vida, mas para valorizá-lo eu precisava viver. E que irônico: pra viver eu precisava perdê- lo.”



- Tati Bernardi.